Os benefícios da desospitalização feita por órgãos especializados

By 14 de março de 2016Desospitalização
descoupa

A Desospitalização vem sendo cada vez mais utilizada como grande aliada à evolução de quadros clínicos de pacientes crônicos e alta complexidade.

Reduzir o período de internação é uma tendência que se consolida no atendimento médico hospitalar.

Os benefícios da desespiralização são diminuir a exposição do paciente a um ambiente hospitalar onde estão presentes varias outras doenças perigosas e contagiosas além do ambiente cirúrgico de onde é disseminada a maioria das infecções hospitalares; aumentar a capacidade de atendimento e diminuir os custos dos tratamentos; atendimento e suporte a família do paciente.

Existem pesquisas que mostram que o Brasil já começou a se adaptar a essa técnica e só tem evoluído desde sua adoção.

Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam:

  • Em 2002, havia 2,7 leitos hospitalares para cada 1.000 habitantes. Em 2005 a relação havia diminuído para 2,4 leitos por 1.000 habitantes.
  • Quantidades de leitos ocupados por internação caiu 11% em 2002 e caiu mais ainda: 9,3% em 2005.

Dentre os inúmeros cuidados que uma clinica de desospitalização pode oferecer ao paciente se destacam atendimento psicológico, grande foco em reabilitação com profissionais especializados cuidando diariamente dos pacientes, o acompanhamento dessa evolução sendo feita por um profissional com alta capacidade e vasta experiência e uma maior proximidade da família e paciente com a equipe assistencial.

Leave a Reply