O que você sabe sobre Cuidado Paliativo?

By 14 de março de 2016Cuidado Paliativo
cuidado_paleativo

Cuidado Paliativo é a assistência prestada tanto ao paciente quando aos familiares em caso de doenças graves, ou seja, doenças que tragam riscos de continuidade de vida.

Diferente do que a própria palavra parece passar como mensagem, paliativo não quer dizer qualquer cuidado “secundário” e sim um cuidado eficaz, que visa o tratamento do paciente para que possam ser diminuídos os sintomas e o sofrimento causado pela doença e pela situação que a doença coloca paciente e familiares.

Os cuidados paliativos ao mesmo tempo em que trata dos sintomas da doença também cuidam das necessidades emocionais e sociais do paciente e familiares. Ele visa à continuidade do cuidado, o acompanhamento especializado e integral que é feito através de profissionais especializados de ponta a ponta como: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, assistente social e lideres espirituais de acordo com a crença de cada paciente.

Elencamos alguns dos princípios dos Cuidados Paliativos:

Fazem parte dos princípios dos cuidados paliativos:

Respeitar o ponto de vista do paciente do que ele acredita ser fundamental para o seu tratamento e dar a ele o direito de escolha do que será feito.

Prover uma comunicação humanizada e clara com a família, médicos e paciente.

Entender quais são as necessidades psicológicas, espirituais e sociais do paciente.

Proporcionar o tratamento dos sintomas visando diminuir ao máximo o sofrimento e dor causadas pela doença

Promover apoio terapêutico para o paciente em estado grade e em final de vida para que ele tenha dignidade.

Acompanhar o paciente em todos os âmbitos e dar continuidade aos cuidados que visam à evolução ou estabilidade do quadro de sofrimento do paciente.

Leave a Reply